terça-feira, 6 de maio de 2008

Sala de Imprensa

Quase um milhão de pessoas circulou pelo FIG 2007 ...

29/07/2007 - 14h30

O 17º Festival de Inverno de Garanhuns foi um sucesso absoluto. Depois de 10 dias de shows, espetáculos cênicos, recitais de música erudita, cortejos de grupos populares, oficinas culturais, mostras de cinema e literatura, exposição fotográfica e intervenções artísticas, o maior evento cultural de Pernambuco chega ao fim com um saldo de quase um milhão de visitantes, provando que um modelo no qual se valoriza as autênticas manifestações pernambucanas agrada o grande público.
Desde a primeira atração, no dia 19, o FIG 2007 já prometia ficar na história. Fazia tempo que não se via uma Esplanada Guadalajara tão lotada numa quinta-feira como no show de abertura. Cerca de 40 mil pessoas lotaram a praça para assistir a um show memorável com Chiquinha, Joquinha, Sérgio e Daniel Gonzaga, herdeiros do Rei do Baião, em homenagem aos 60 anos do clássico Asa Branca. Já no encerramento, os palcos Pop, Forró, Instrumental e o da Guadalajara concentraram mais de 100 mil pessoas.
Em todas as noites, artistas garanhuenses tiveram a oportunidade de mostrar o que de melhor estão produzindo. Grupos locais como Neander, Pernamuamba e Gaiamálgama, entre outros, fizeram shows para o público do Palco Pop. No Instrumental, a programação do sábado (28) contou exclusivamente com as bandas locais: Cordas do Sul, Salsa Trio e Duo de Piano e Sax. Na dança, bailarinos da cidade ainda apresentaram coreografias próprias antes de cada espetáculo.
Este ano, a organização do FIG 2007 trouxe uma novidade: ofereceu aos músicos dos palcos Pop, Guadalajara, Instrumental e Forró casas de apoio para repousar até o horário das apresentações.
A segurança foi também destaque. Mais de 300 policiais militares, além de 60 agentes da Polícia Civil, dois peritos da Polícia Científica e 50 homens do Corpo de Bombeiros, cuidaram para que tudo corresse bem durante os dias de festa. Com o reforço, turistas e moradores puderam se divertir sossegados.

www.fig.com.br

Texto: Guilherme Almeida / Fundarpe

Nenhum comentário: